Espero que o novo governo seja bem sucedido nesses 4 ou 8 anos que terão para mostrar que a maioria dos votos que obtiveram não foi em vão. Quero apenas discorrer sobre um tema, um único tema, que no momento não posso me abster de comentar, algo importantíssimo tanto nos seios políticos quanto nos profissionais e principalmente, nos familiares, uma coisa rara, difícil de estar presente nos diversos grupos diferentes: Governistas e oposicionistas, radicais ou liberais, cristãos ou muçulmanos, conservadores ou modernistas, republicanos ou democratas, e por aí a fora. Algo sagrado e valioso, porém, em extinção entre nossa sociedade: A decência!
Essa minha postagem não é anônima. Posso não ser famoso, conhecido ou simplesmente "popular" aqui em Angra dos Reis. Entretanto, me considero angrense desde 2006, ano em que cheguei aqui. Aprendi a amar essa cidade, aprendi a lidar com essa cidade. Fiz concurso para a PMAR e fui aprovado, ou seja, sou Agente Patrimonial, desde 2008. Ao ingressar em um partído político, trabalhei na campanha do Prefeito Tuca Jordão, homem a quem respeito e admiro muito por sempre ter cumprido sua palavra comigo, e isso é coisa que analteço em um homem, ou seja, a DECÊNCIA! E isso, comigo ele foi, e é, um homem decente.
Tenho um cargo comissionado e estou amplamente consciente que não o terei a partir de 2013, e nem por isso saio por aí defamando pessoas, cometendo injúrias, profanando mentiras ou ofensas covardes e sem fundamento. A Sra Conceição Rabha me conhece, sabe e concorda com essas minhas palavras, quem tiver a curiosidade e tiver acesso a ela, basta comentar sobre tudo o que escrevi aqui.
Sempre me posicionei, nunca fiz "jogo duplo". Nunca traí meu grupo e também, nunca precisei "implorar" a nenhum político da cidade ou mesmo pedir algum favor ou vantagem seja de que espécie for. Sou leitor de blogs e tenho também o meu próprio blog. Gosto dessa forma de fazer oposição. A publicidade é sadia, já tive problemas com um blog aqui da cidade, mas nada que não foi resolvido com uma conversa franca e um aperto de mão, dentre eles aqui cito alguns que acesso sempre: Transparência, Maçarico, Angranews, Angrapol, Tupinamblog, Comunidade, Blog da Deusa, Jonathan Stockler, Adelson, Monsuaba em Ação e tantos outros. Peço também que nunca, mas NUNCA mesmo deixem de existir, pois a arte dos blogueiros já uma tradição inserida na cultura política de nossa cidade.
Agora, volto ao assunto inicial, a "decência".
Alguns políticos da cidade precisam ampliar seus conhecimentos, precisam adquirir mais inteligência (quando tiverem, lógico) para entender que política é política, vida é vida, e ser humano é ser humano. Um dia o poder pode fugir, tão rapidamente quanto chegou. Mas uma amizade, uma palavra, um abraço amigo, um sorriso, isso fica para sempre. Pessoas que fazem a soberba do poder crescer tanto que chega a ocupar algumas partes do cérebro, antes ocupadas por lembranças não tão antigas de fatos passados. Pessoas que se esquecem facilmente dos fatos, e, quando sentirem a necessidade de conversar, participar de festas simples nas casas de amigos simples, sentar a beira da churrasqueira e papear até altas horas da noite, com amigos, esposas, filhos, etc, virão a nosa procura, porém, tarde demais.
Pessoas que no ápice de seus desesperos, gritaram por socorro, e alguns amigos foram, no escuro da madrugada, em Conceição de Jacareí, socorrê-lo, chorando, sem dinheiro, ferido e humilhado. Tudo isso em nome de uma amizade.
Pessoas que cantaram "parabéns pra você" DENTRO do meu seio familiar. Beberam coca-cola, comeram salgadinhos e demonstaram uma amizade que o tempo mostrou ser falsa.
Pessoas que pediram socorro político, para salvar um partido que estava em vias de ser extinto. Pessoas que mentiram. Mas estivemos sempre lá, fiéis, e demontrando todos os dias a verdadeira alma da palavra "amizade", a cumplicidade.
Pessoas que foram levadas para DENTRO de nossa igreja, que falaram coisas, choraram, mas sempre tiveram uma palavra de conforto, e, nessa oportunidade, uma palavra de Deus.
Volto a frisar, nada nesse mundo tem mais importância do que a honra, ou seja, não ter vergonha de olhar para seus filhos, seus familiares, esposa, pais, mães, ou até mesmo, não ter vergonha de olhar para si mesmo.
Tenham boa sorte, que Deus esteja sempre acompanhando cada passo de todos vocês, mas saibam que estaremos a postos, como sempre estivemos, e agora, mais do que nunca, ajudando a apontar as falhas cometidas, nada anônimo, sempre colocando nosso nome e nossa foto, coisa que falta a muitos políticos da cidade.
Obs: A propósito: Vocês (a quem me refiro nesse texto e que sabem que são eles) não são dignos de entrarem mais em minha residência, pois lá, só entra quem eu confio.
Um abraço